Magnetismo

 

A TERRA UM IMÃ GIGANTE


A Terra é um gigantesco ímã, e desde o nascimento, vivemos em equilíbrio neste ambiente de magnetismo, conservando perfeitamente a saúde. No entanto, o próprio homem está se distanciando do benefício maravilhoso deste campo magnético ao usar calçados vulcânicos, construções de concreto, veículos totalmente isolados pelos pneus, etc, que provocam a carência do magnetismo, e conseqüentemente, altera o equilíbrio do corpo, deixando-o com maiores possibilidades de adquirir enfermidades.


A Terra pode ser considerada um imã gigantesco. O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes elétricas que circulam no núcleo do planeta, que é constituído de ferro e níquel no estado líquido, devido às altas temperaturas.
Por convenção, chamamos de pólo norte da agulha magnética aquele que aponta para a região próxima do pólo norte geográfico. Entretanto, como sabemos, pólos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem. Então podemos concluir que: I) se a agulha magnética aponta para uma região próxima do pólo norte geográfico é porque nessa região existe um pólo sul magnético; II) a mesma agulha aponta, o seu pólo sul magnético, para uma região próxima do pólo sul geográfico. Logo, nas proximidades do pólo sul geográfico existe o pólo norte magnético. 
Em vários locais da Terra, os pólos norte geográfico e sul magnético têm seus sentidos coincidentes. Na maioria dos lugares, entretanto, forma-se um ângulo entre a direção do norte geográfico, ou norte verdadeiro, e a direção indicada pela bússola. Este ângulo entre as direções do pólo norte geográfico e do pólo sul magnético é chamado de declinação magnética.